As doenças fúngicas são causas significativas de mortalidade e morbidade tanto no mundo desenvolvido como no mundo em desenvolvimento. Os recentes aumentos na incidência e gravidade das infecções fúngicas invasivas são diretamente atribuíveis a novas populações de pacientes suscetíveis. Exemplos dessas grandes populações de risco incluem pacientes com AIDS; pacientes hospitalizados em tratamento de câncer e doenças auto-imunes; e aqueles que recebem transplantes de órgãos. Apesar dessa ameaça crescente, nossa compreensão da fisiopatologia básica das doenças fúngicas está muito aquém da nossa compreensão das doenças bacterianas, parasitárias e virais. Além disso, o número de terapias antifúngicas em uso clínico é limitado e há uma escassez de novas estratégias antifúngicas no pipeline atual de medicamentos. Para atender à necessidade de mais pesquisas na área de doenças fúngicas,
a) aumentar a amplitude de conhecimento dos alunos na pesquisa de patogênese fúngica
b) introduzir e explorar sistemas de modelo padrão e de ponta para a análise de virulência fúngica
c) criar um ambiente que promova interações e troca de ideias entre alunos, professores e a grande comunidade de pesquisa micológica.
O material do curso é adequado para estudantes de graduação avançados, bolsistas de pós-doutorado, professores de pesquisa e cientistas clínicos.